O PÓLO DE PITÕES DAS JÚNIAS

      Neste pólo do Ecomuseu de Barroso estão vincadas patentes temáticas como a pastorícia em regime extensivo, a vezeira, a tecelagem, a agricultura de montanha, os modos de produção local, as alfaias agrícolas, o "boi do povo", o lobo Ibérico, O Parque Nacional da Peneda-Gerês entre outras.
Aqui tem início uma rota cultural que passa pelo forno do povo, moinho, canastro e relógio do sol. É também possível visitar o mosteiro de Santa Maria das Júnias, desfiladeiro da Fecha Velha, fojo do lobo, choupanas dos pastores e aldeia velha - Juriz; estas visitas exigem marcação prévia e um número mínimo e máximo de participantes.
    Existem também alguns percursos pedestres que partem do Centro Interpretativo do Planalto da Mourela.
    O Ecomuseu de Barroso, polo de Pitões das Júnias, proporciona à população, assim como, aos visitantes formas de descobrir a herança cultural e natural deste terriório.



PATRIMÓNIO





EDIFICIOS E OBJETOS



    O pólo de Pitões das Júnias do Ecomuseu de Barroso é composto por vários edifícios tradicionais destacando-se a Corte do Boi, o Forno do Povo e o Canastro, Choupanas dos Pastores e um Fojo do Lobo.
    No interior da Corte do Boi encontram-se uma série de objetos doados pela população que mostram o vasto património existente (móveis, objetos do quotidiano, têxteis, teares a funcionar, ferramentas agrícolas entre outros). Todos estes objetos são representativos de uma sociedade rural.




ESPAÇO NATURAL E ESPÉCIES

Situação Geográfica

"No Alto Barroso e no rebordo noroeste do Planalto da Mourela, lá onde este acaba e começa o imenso , perturbante e agressivo Gerês, a meio de uma encosta sul, que a erosão abriu, e subindo até ao topo, a mais de 1000 metros de altitude, é que está implantada a povoação de Pitões das Júnias. É sede de freguesia do concelho de Montalegre, vila que lhe fica a 21 quilómetros por estrada."



Viegas Guerreiro, M. Pitões das Júnias (Esboço de Monografia Etnográfica). 
Lisboa: Serviço Nacional de Parques, Reservas e Património Paisagístico, 1982



Inventário biodiversidade

N.º de espécies inventariadas
Flora
Fauna
(em construção)




ARTESÃOS E OFÍCIOS


    Em meados do século XX, os habitantes de Pitões das Júnias desempenhavam vários ofícios para além da sua profissão. Ofícios indispensáveis à vida quotidiana da aldeia.

    Havia os alfaiates, costureiras, soqueiros, carpinteiros, colmadores, pedreiros e carvoeiros. Todas as famílias faziam pão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.